Bom, será um post muito breve.

“Microcontrollers are ubiquitous in everyday life. They are used as tiny, onboard computers that do everything from tell when a washing machine is out of balance to deploy car airbags in a collision.”

( Para quem não entende inglês : “microcontroladores são unipresentes no cotidiano. Eles são usados como pequenos computadores imbutidos que fazem tudo desde lhe mostrar quando a máquina de lavar está fora de controle  a acionar airbags do carro em batidas.” )

A um tempo atrás eu me deparei numa revista muito famosa de design com o seguinte tema : “hardware sketching”. Eu li a matéria, reli e fiquei encucado! Eu sempre pensei coisas como “e se essa luminária tivesse um daqueles “botões” que na verdade é um sensor ?” … bom, a matéria dizia que fazer esse tipo de coisa se tornaria algo muito mais simples para designers e outros leigos no assunto, como eu ( me encaixo na categoria designer leigo). O arduino é o mais famoso desses open-source hardware, e já é um sucesso no mundo inteiro, citado inclusive em uma matéria do Wall Street Journal. Segue um trecho traduzido da matéria, que eu destaco como sendo importante:

“What’s interesting in this kind of open-source project is the feeling of confidence the consumer has,” he says, since people can look up the designs and tailor the Arduino to their needs.”

“…O interessante nesse tipo de projeto de código aberto é a confiança que o consumidor sente diz ele, já que as pessoas podem olhar os projetos e moldar o arduino para suas necessidades…”

E sobre o mercado, para aqueles mais céticos veja o que o Wall Street Journal fala sobre arduino :

“…Its success suggests that the open-source model could provide a new way for manufacturers to develop and improve upon products.”

“…Seu sucesso sugere que o modelo de código aberto pode gerar para s fabricantes uma nova forma de desenvolver e melhorar produtos”

Via  blog Eletronlivre

