Nano sculpture

Falaremos sobre a atual situação da nanotecnologia no Brasil. Como foi falado no post sobre nanotecnologia, feito pelo quiwicha, esse é um tema pouco comentado pela população geral mas que atinge a todos nos diretamente. É o futuro da computação, da medicina e de diversos setores da industria. Você provavelmente já utiliza nanotecnologia em forma de produto final e nem ao menos tem noção. Cada vez os processadores estão menores e mais econômicos, graças a nanotecnologia. A industria de cosméticos usa nanopartículas em cosméticos para garantir que as substâncias sejam liberadas na hora e lugares corretos, penetrando em todas camadas da pele e cabelo. Há no Brasil 15 empresas e 42 produtos que utilizam essas tecnologia atualmente e o número vai crescer rápido em breve.

Infelizmente no brasil, como sempre, não existe mão de obra especializada no setor. As próprias empresas estão contratando químicos e outros cientistas e dando treinamento a eles para que seja possivel criar os produtos no pais. As indústria química e de energia são diretamente influenciadas pela tecnologia, que torna possivel diversas novas técnicas. Além da química, energia, computação e cosméticos existe ainda a de alimentos. Nessa última o controle de sal é feito com nanopartículas por exemplo!

No campo do design o maior benefício atualmente são os diversos novos materiais que estão surgindo. Cada vez mais especializados, capazes de aguentar temperaturas mais altas, de deformar melhor, capazes de suportar técnicas de produção mais diversas. A nanotecnologia nos leva a produtos mais baratos e melhores.

Para aqueles que lembram logo de nanosuit de Crysis qnd pensam na tecnologia, sim é possivel que um dia tenhamos aquela roupa ( ou algo parecido). Nosso futuro é incerto, mas uma coisa é certa : é magnífico!

 

Anúncios