Bom, o objetivo do blog em geral é mostrar projetos de automação, sistemas adaptativos e responsivos criados por nós ( eu e victor) ou por terceitos, mas que sejam simples e ajudem.Recentemente eu reparei que o celular é uma peça fundamental na vida das pessoas, mas ele não é um aparelho completo, ainda falta muito para desenvolvermos aparelhos que possam realmente ser “smart” no sentido completo do termo. O novo celular da motorola, o Atrix, chega perto com seu dock e todo seu poder comparável a um netbook ( caso você não conheça : motorola atrix review  ).

Eu pensando nisso estava correndo atrás de programas ou pessoas que estivessem trabalhando para fazer a interação do celular com outros eletrônicos mais suave e inteligente, e me deparei com alguns app/programas. Um deles eu uso a muito tempo e nem lembrava que fazia isso, dado que não escuto muito música. Trata-se do winamp, velho conhecido, na sua versão mais nova tem um “device manger” que você pode sincronizar o aparelho com o winamp no computador. Algo que é muito simples e extremamente util.

Sincronizando android e pc

Winamp device sync

Você pode deletar músicas do telefone, copiar músicas do pc para aparelho e vice-versa. É muito prático e útil. Eu tenho utilizado com frequência, só não uso mais por que 90% das músicas que escuto estão na nuvem, pelo grooveshark. O processo é prático e as músicas ficam todas organizadas.

Outro app que descobri, é o Remote notifier for android, que em conjunto com um programa rodando no pc ( windows/mac/linux) cria notificações sobre status do telefone, como ligação, sms, bateria fraca, bateria recarregada. Esse programa se tornou um vicio na minha vida, eu constantemente esqueço onde coloquei meu celular ou deixo na cozinha, na sala, na mochila e estou no computador. Ele cria uma notificação te avisando o que está acontecendo, e automaticamente você pode ir a procura do aparelho! O programa tem alguns bugs, tem muito o que melhorar ainda, mas é um ótimo app, quando funciona é genial. (no windows ele não rodou em 64bits, tive que instalar 32bits para usar, devido a incompatibilidade com java 32bits e o programa 64bits).

imagem de notificação do app

Notificação remote notifier for android

Apesar de toda essa integração, a relação android-desktop-usuário é inteligente ?

Não é um sistema realmente  inteligente, afinal ele não dialoga com o usuário, apenas dá informação, não recebe. Para o programa ser realmente perfeito seria necessário ele aceitar respostas do usuário como “ignorar chamada” ou “atender chamara” ( eu ficaria imensamente feliz de atender uma chamada direto no pc, via wifi, sem nem saber onde meu telefone está). Os sistemas que chamamos de inteligentes hoje na verdade são sistemas responsivos, mas para se tornar inteligentes eles precisam entender o usuário, se adaptar a ele e além disso responder adequadamente para cada mudança, o que está longe de acontecer. Os aparelhos inteligentes de hoje são programados para atender a um número pré-determiando de erros e situações que seus projetistas previram, onde muitas situações reais são excluidas.

Outros apps que são interessantes e link para app e programas :

Winamp (desktop) : click aqui

Winamp ( android app) : aqui !

Whatsapp – app de mensagem que funciona via internet ( 3g ou wifi). Não é um msn, ele parece mais com sms, tendo até envio de msm assim que o usuário se reconctar.Baixe aqui!

