Bom, de que adianta fazer um projeto com hardware open-source, procurar forum pra tirar dúvida se no fim, vc fecha sua programação, seu processo de design e ninguém sabe como chegou ao trabalho final ? Bom, vamos mudar isso um pouco…. ai vai o processo de criação da luminária e do mockup ( o que é mockup?) para testar volume, e a montagem com peças reais. E vai servir também para testar como vai e sair a luz, utilização do produto, reação de pessoas e tal. É uma parte essencial do processo de criação de produto.

Esse post vai ser adicionado em algumas partes, afinal é muita coisa. A 1° parte vou mostrar as peças e o que fiz nelas, até elas serem produzidas.

Parte 1- Definir tamanho e forma.

Parte crucial de todo produto que vai ser vendido. Algumas pessoas acham que aqui se define a beleza de um produto, mas vai muito além.. vamos pensar em como é a melhor forma para ele funcionar e atender bem ao seu uso. Definido o tamanho ideal, peso máximo ou mínimo, limitações, podemos gerar sketchs de como imaginamos o produto. Aqui vai uns exemplos de sketchs ( as limitações variam de projeto para projeto, uso para uso ) :

Parte 2 – Definição final de tamanho, projeto em software 3d e prototipagem

Nesse projeto, definimos que o tamanho seria 10cm x10cm x 10cm ( é o menor tamanho possivel para abrigar todos componentes sem ficar tudo esmagadinho dentro). Vamos ter que por no interior da luminária : microcontrolador, bateria, leds, fios para touch. Na parte de fora precisar estar o touch, com alguma conexão para parte interna.

Agora precisamos definir qual o tamanho exato de cada componente, principalmente os que serão encaixados, pregados ou podem interferir na montagem e modelagem do produto em si. Peças do projeto :

Nesse caso as peças foram modeladas pensando em serem feitas com uma router, então desconsiderei uso de material e criação de paredes, mas devem ser feitos caso fosse feito em plástico ou material mais caro e final ( vamos fazer isso em breve ). Bom, a luminária montada fica assim :

Esse é o visual muito superficial que queremos que a luminária tenha. Se você modelou as peças em 3d e tem os arquivos, você pode contratar uma empresa especializada para fazer impresão em 3d, em alguma router ou outro processo. Nos fizemos em 1 router, utilizamos acrilico e mdf. Aqui estão as peças :

Peça tirada da máquina, sem acabamento

Peça lixada

Apos a imprimir você precisará lixar todas as peças, e elas vão ficar lisinhas, prontas para receber massa e serem pintadas. Bom, no próximo post mostrarei a pintura das peças e montagem da parte interna, ligar os leds, por o arduino… o que falta.

Espero que gostem.

Anúncios