Eu assisti diversos vídeos de como seria o futuro ao longo dos anos e sempre pensei “nossa, isso é genial” ou ” espero estar vivo para usar isto”. Bom, eu estou vivo e eu vejo hoje coisas das quais me deparei em filmes ou videos conceito. Um vídeo não muito antigo da Microsoft retrata a visão de futuro da empresa(abaixo)

Eu já vi muito do que tem no vídeo na vida real, de forma menos elegante. Hoje nós temos tablets, smartphones, ultrabooks,netbooks, desktops, workstations e cada vez mais computadores na nossa frente. Eu vejo pessoas usando geolocalização, check-in em mapas, compartilhando conteúdo via internet em tempo real, e tudo isso está no vídeo. Já é possivel começar a assistir um vídeo no seu computador e com 1 click enviar para o tablet e terminar de assistir no caminho! Tudo isso foi inimaginavel a 5~10 anos atrás, era só “coisa de filme” !

Hoje nós jogamos video game controlando com gestos e voz, e isso é magnifico!Estamos interagindo com a tecnologia e estamos cada vez mais próximos de termos um mundo onde a computação é realmente invisivel. Interfaces touch, comandos de voz e de movimento totalmente intuitivos.

Qual será o futuro ? Pelo conceito de computação ubiqua  seria os computadores serem unipresentes e não pessoais. Os seus dados seriam pessoais e eles estariam todos na nuvem. Isso foi temática de alguns filmes e livros e em todos eles acabava com a máquina de alguma forma ganhando vida e tomando decisões por nós, contra nós.Será que um dia eu ainda verei uma época onde tecnologia de ponta será algo banal, todos terão acesso ? Acredito que não, mas eu acreditava que nunca veria dispositivos touch moveis serem massificados…. e cá estou eu com smartphone e tablet para me contrariar!

